Quem Somos
Saiba um pouco mais sobre a história, a caminhada, a missão que temos para o futuro e aonde nos começamos este projeto.
Nós temos uma missão
Uma Breve apresentação
A Feira Solidária virtual é uma parcela de chão no sítio virtual Ser_Tão Carioca. É um lote, uma loja virtual, que corresponde a uma luta por soberania alimentar, por trabalho livre. É uma iniciativa que traça fluxos, caminhos de compra-venda-doação-troca entre agricultoras, artesãs, culinaristas, quem pode pagar por esses produtos e quem está na ponta da solidariedade de classe praticada na Zona Oeste do Rio. Nesse sentido, trata-se de uma inovação de processo com o protagonismo das mulheres da Teia de Solidariedade Zona Oeste, da UbunTech e da agroecologia do Maciço da Pedra Branca e seu entorno.
Creio que todas as pessoas já tenham a visão da importância de consumidoras e consumidores no avanço das áreas de produção agrícola livre de injustiças sociais ou ambientais. Temos generosos exemplos: A Rede Ecológica, a Rede Carioca de Agricultura Urbana. Todas as organizações têm dado seu quinhão na construção desta inovação. Quando usamos acima a palavra “prossumidor” foi significando aquela pessoa que já sabe que o comércio responsável, ético e solidário faz transformação.
Nossa descoberta
Angela Davis profetizou: “Quando a mulher negra se movimenta, toda a estrutura da sociedade se movimenta com ela”. Em 20/03/2020, diante da declaração de pandemia e conhecendo bem a nossa própria realidade enquanto mulheres negras, periféricas e antirracistas, co-criamos a TeiaZO, ouvindo o convite da Marina Ribeiro. Captamos recursos, doamos cestas básicas, compramos medicamentos, máscaras, combatemos fake-news, estimulamos a vacinação.
Logo de início entendemos que a alimentação para a saúde das pretas e pobres estava carente de frutas e verduras. Imitamos o Estado. Fizemos uma cópia do Programa de Aquisição de Alimentos. Compramos de agricultoras e agricultores e doamos toneladas de alimentos sem veneno – colorimos os pratos das nossas vizinhas e amigas. Co-criamos duas Feiras Solidárias – uma em Vargem e outra no Bosque das Caboclas (Campo Grande), co-gestoras desta loja virtual.
Essa experiência em tempo de absoluta carência nos alertou e nos ensinou. A nossa história nos provou que é possível consolidar uma solidariedade de classe, raça e gênero que seja bastante pé no chão e pragmática. Muito mais será dito e feito. Participem.
Nossa Missão
O conhecimento construído durante a pandemia, inspirado em nossa ancestralidade, se manifesta aqui na forma de ampliar as nossas ligações (fluxos). Por fluxo, nos referimos à nossas redes sociotécnicas de comunicação, o transporte levando produtos, pessoas, boletins e dádivas. O nosso caminho tem a direção de uma economia agroecológica, feminista, popular, solidária. Os objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) também servem para nos caracterizar. Destacamos a erradicação da pobreza (ODS 1); o combate à fome em aliança com a agroecologia no campo e na cidade (ODS2); como mulheres, a luta por igualdade de gênero e raça é fundamental (ODS 5) e por fim a redução de todas as desigualdades (ODS 10).
O time da Feira Solidária
GT Comunicações e Finanças
A despeito de toda a iniciativa das mulheres e da agroecologia terem muita importância, em termos técnicos, foi a competência na criação da comunicação popular e comunitária aliada a um grupo mais atento às finanças que garantiram o pragmatismo da solidariedade. Esse GT segue na gestão dessa loja virtual.